Bootstrap 101 Template

Atuação SES

O escritório da OMS (Organização Mundial de Saúde), na China, foi informado em 31 de dezembro de 2019, sobre casos de pneumonia de etiologia desconhecida detectada na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. De 31 de dezembro de 2019 a 3 de janeiro de 2020, um total de 44 pacientes com pneumonia de etiologia desconhecida foram notificados à OMS pelas autoridades nacionais da China. Durante o período relatado o agente causal não foi identificado.

Em 7 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas, isolaram e identificaram um novo tipo de coronavírus. Nos dias 11 e 12 de janeiro a Comissão Nacional de Saúde da China repassou informações detalhadas à OMS sobre a sequência genética do novo coronavírus e de que o mesmo estava associado a exposições em um mercado de frutos do mar, localizado em Wuhan. Nos dias, 13 e 15 de janeiro, a Tailândia e o Japão, relataram o primeiro caso importado, respectivamente e ambos os casos foram confirmados laboratorialmente.

Em 31 de dezembro de 2019 foi detectado o rumor sobre os casos de pneumonia de etiologia desconhecida na cidade de Wuhan, província da Hubei/China e até o dia 03 de janeiro de 2020 foram notificados 44 casos. Dia 05 de janeiro, foi realizada a publicação aos Pontos Focais Nacionais do Regulamento Sanitário Internacional da OMS (PFN-RSI).

A Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde (SVS/MS), dia 07 de janeiro, elaborou um informe interno sobre os casos de pneumonia de etiologia desconhecida na China e o PFN-RSI do Brasil solicitou informações sobre a veracidade do rumor detectado ao Ponto de Contato da Regional da OMS, para analisar o impacto do evento no país.

Durante o período de 07 a 21 de janeiro a SVS publicou o Boletim Epidemiológico nº1 do MS, reuniões para discussão do evento foram realizadas e houveram comunicações dos Estados e Distrito Federal de casos suspeitos. 

Em 22 de janeiro foi ativado Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo coronavírus (COE-COVID-2019). A ativação desta estratégia está prevista no Plano Nacional de Resposta às Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde. 

A partir disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) através da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), iniciou o monitoramento do evento detectando rumores, realizou a primeira reunião, dia 28 de janeiro de 2020, com técnicos das Superintendências afins da SES, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária dos Portos e Aeroportos (ANVISA) e iniciou-se a elaboração do Plano de Contingência Estadual e Municipal para o novo coronavírus (COVID-19).

No dia 30 de janeiro de 2020 a OMS declarou como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) para todos os países, que devem estar preparados para contenção, incluindo vigilância ativa, detecção precoce, isolamento e gerenciamento de casos, rastreamento de casos, contatos e prevenção da propagação da infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19) e compartilhamento de dados completos com a OMS.

Em continuidade a elaboração do plano de ação, as áreas técnicas da SES, reuniu para discutir o planejamento operacional da Rede de Atenção à Saúde, prioritariamente no Componente Hospitalar para a retaguarda emergencial mediante a pandemia em questão. Necessidade está de dimensionar medidas de precaução e controle para os usuários do SUS no Estado do Tocantins.

De acordo com a Portaria nº 188, de 03 fevereiro de 2020, foi Declarada a Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19).

A partir de então, reuniões foram realizadas com Conselho Municipal de Saúde, diretores e profissionais dos 18 Hospitais Regionais do Estado.

A Diretoria de Comunicação tem levado à público todas as informações pertinentes ao enfrentamento à Covid-19, seja por meio do site e redes oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), ou com a imprensa, que diariamente demanda informações que são levantadas e respondidas em prazos que dificilmente ultrapassam 24h, sendo boa parte dessas demandas respondidas de forma imediata.

No período que compreende os meses de fevereiro, março e abril, a Diretoria de Relacionamento e Comunicação da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) realizou levantamento de 4877 menções relacionadas à SES, representando aproximadamente 60% de todas as menções relacionadas ao Governo do Estado. Importante salientar que, dentre todas as menções à SES, apenas 5% foram neutras ou negativas.

Ainda a respeito da divulgação de informações, a SES e o Governo do Estado têm se empenhado na transparência dos dados divulgados. Para isso, foram desenvolvidos sites de acompanhamento em tempo real que apresentam toda a situação epidemiológica da Covid-19 no Tocantins.

O gestor da Pasta, Dr. Edgar Tollini, compareceu à diversas entrevistas veiculadas em rádios, TVs e jornais impressos. Servidores da área técnica também colaboraram neste sentido para esclarecimento de informações junto à sociedade, por meio dos veículos de comunicação de todo o Estado.

Este site, desenvolvido com a colaboração desta Diretoria, apresenta painéis mais detalhados e seu novo layout melhorou o fluxo das informações divulgadas. Neste domínio, os usuários contam com informações como taxa de incidência do vírus no Estado, taxa de letalidade, quantidade de casos confirmados por dia e tipo de teste realizado (teste rápido ou PCR-RT), além de separação dos casos por gênero e faixa etária. Também estão concentradas todas as informações pertinentes ao enfrentamento à Covid-19.

Ainda referente à transparência das informações, diariamente a SES divulga amplamente a publicação do Boletim Epidemiológico da Covid-19 no Tocantins, elaborado diariamente pela Diretoria de Comunicação, com informações consolidadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). Os boletins podem ser consultados neste link.

Os boletins, em conjunto com os cards que o acompanham, sempre quando divulgados em redes sociais, site oficial ou grupos de whatsapp, contém informações detalhadas de todos os casos positivos no Tocantins. Para sua elaboração, há um esforço conjunto diário entre Cievs, atuando junto aos municípios, e a Diretoria de Comunicação, para validação dos dados que são divulgados.

As unidades de saúde administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), sempre foram abastecidas rotineiramente com equipamentos de proteção individual (EPIs), e com o advento da pandemia da Covid-19, o repasse de EPIs as unidades foi intensificado.

O intuito principal dos estoques abastecidos é promover a segurança hospitalar para todos os servidores trabalharem com tranquilidade, evitando assim a contaminação dos profissionais de saúde com a Covid-19.

Testes rápidos

Caso haja suspeita de contaminação em algum desses servidores, as unidades dispõem de testes rápidos que devem ser utilizados obedecendo a critérios de avaliação, observando também o período correto para maior precisão do resultado do exame.

Informações detalhadas sobre a distribuição dos testes rápidos são informadas semanalmente no Relatório Situacional que pode ser encontrado na página inicial deste site.

A SES distribuiu até a presente data 34.840 unidades de testes rápidos aos municípios tocantinenses, de acordo com o que foi estabelecido pelo Ministério da Saúde, que encaminha o lote de testes rápidos para a Secretaria de Estado da Saúde que, por sua vez, encaminha para os municípios realizarem a distribuição final aos postos de saúde.

O processo de encaminhamento no Tocantins é realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) que também faz o repasse dos kits de coleta swab para análise de diagnóstico de casos suspeitos.

O Gabinete de Crise no Enfrentamento da COVID-19 é composto por integrantes de setores chave da SES para condução de discussões estratégicas para alinhamento e decisão de ações de monitoramento e mitigação da pandemia da COVID-19 no Tocantins.

As reuniões do Gabinete de Crise são realizadas diariamente, no intuito de responder as demandas da pandemia, de forma célere e integrada, auxiliando também na análise, decisão e controle da gestão da situação durante a crise com respostas coordenadas.

Participam do Gabinete de Crise integrantes dos seguintes setores da SES:

  • Secretário da Saúde;
  • Assessora Chefe de Gabinete;
  • Superintendência de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SGAE);
  • Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP);
  • Superintendência de Gestão Administrativa (SGA);
  • Superintendência de Aquisição e Estratégias de Logística (SAEL);
  • Superintendência Executiva do Fundo Estadual de Saúde (SEFES);
  • Diretoria de Comunicação (DICOM).

O Grupo de Trabalho foi instituído no sentido de analisar o cenário decorrente da pandemia da COVID-19 para elaborar projeções dos casos decorrentes da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no Estado do Tocantins e propor medidas para diminuição do impacto desta crise na população tocantinense.

O Grupo atua no sentido de coordenar e articular o desenvolvimento dos Planos de Contingência do Estado, dos municípios e dos hospitais com as áreas técnicas da SES-TO, municípios, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – Cosems, Conselho Estadual de Saúde – CES e outros parceiros.

Também são propostas medidas voltadas à alocação e distribuição de recursos e insumos para execução dos Planos de Contingência; medidas para garantir a cadeia de suprimentos de setores estratégicos; edificação de mecanismos de monitoramento da COVID-19 no Estado do Tocantins; promoção da gestão da informação quanto ao desenvolvimento dos Planos de Contingência e divulgação das informações da situação de enfrentamento à COVID-19 no Estado do Tocantins.

Ainda é função do Grupo de Trabalho promover a articulação dos processos de qualificação para profissionais de saúde com foco no combate a COVID-19 e a coordenação e organização da Rede de Atenção à Saúde conforme Planos de Contingência de Estado, municípios e hospitais.

Participam do Grupo de Trabalho integrantes dos seguintes setores da SES:

  • Assessoria Chefe de Gabinete;
  • Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS);
  • Superintendência de Políticas Atenção em Saúde (SPAS)
  • Superintendência de Gestão e Acompanhamento Estratégico (SGAE);
  • Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP);
  • Superintendência de Gestão Administrativa (SGA);
  • Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde;
  • Superintendência de Aquisição e Estratégias de Logística (SAEL).