Bootstrap 101 Template

A Doença

O novo Coronavírus é um agente viral de uma família já conhecida, que sofreu alterações em sua estrutura e agora adquiriu a capacidade de infectar seres humanos. A Covid-19, doença causada pelo vírus, age causando desde uma síndrome respiratória simples, como um resfriado, até uma grave, como pneumonia, exceto nos casos assintomáticos, quando o portador ainda é transmissor do vírus, mas não apresenta nenhum de seus sintomas.

Inicialmente, os primeiros casos foram identificados na região da China e, pelas suas características de alta transmissão, se espalhou pelo mundo. No dia 11 de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a rápida proliferação de Covid-19 pelo mundo já se configura como uma pandemia.

Muito ainda se pesquisa para melhor compreensão do novo vírus, entretanto estima-se um período de dois a 14 dias de encubação. Também é possível identificar a contração do vírus em pacientes que apresentem episódios de tosse seca ou falta de ar, combinados com febre e outros sintomas gripais.

A transmissão da Covid-19 acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mão; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro e objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool em gel (>70%), que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.

Para a limpeza doméstica, recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução contendo uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies. Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante.

Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Máscaras descartáveis e laváveis

Além das medidas básicas de prevenção, o uso das máscaras faciais descartáveis e laváveis deve ser adotado por toda a sociedade. Independente do material de produção, ela deve ser trocada sempre que não estiver limpa ou seca.

A melhor forma de usar a máscara é higienizando as mãos antes de colocá-la, ela deve cobrir o nariz e o queixo completamente. Sempre coloque, ajuste e retire a máscara pelo elástico. Para a lavagem, é recomendado que se utilize água sanitária ou sabão e deixe de molho por 30 minutos antes do enxague final. Depois de seca, o ideal é passar um ferro e guardar em um saquinho limpo.

Evite deixar o nariz descoberto, tocar na parte frontal da máscara ou utilizá-la no pescoço. Se a máscara se sujar ou umedecer, deve ser providenciada a substituição. Também não é recomendado que se deixe a máscara em superfícies que possam estar contaminadas, como mesas, carros, cadeiras, etc.

A probabilidade de contágio se reduz drasticamente quando há o uso de máscaras, seja por parte do indivíduo contaminado, esteja ele sintomático ou não, ou por parte do indivíduo que não tenha contraído a doença.

O diagnóstico da COVID-19 deve ser realizado primeiramente pelo profissional de saúde, após avaliação da presença de critérios clínicos:

Pessoa com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, que pode ou não estar presente na hora da consulta (podendo ser relatada ao profissional de saúde), acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória, o que é chamado de Síndrome Gripal.

Pessoa com desconforto respiratório/dificuldade para respirar OU pressão persistente no tórax OU saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto, o que é chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Caso o paciente apresente os sintomas, o profissional de saúde, responsável que poderá solicitar exame laboratoriais:

De biologia molecular (RT-PCR em tempo real) que diagnostica tanto a COVID-19, a Influenza ou a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR). No Tocantins os testes RT-PCR são realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que até o dia 21 de maio realizou 70% das confirmações do Estado, com 6.084 exames realizados, destes, 1.506 resultaram positivos.

Imunológico (teste rápido) que detecta, ou não, a presença de anticorpos em amostras coletadas somente após o sétimo dia de início dos sintomas. O Governo do Tocantins encaminhou, até o dia 21 de maio, 34.840 testes rápidos que foram distribuídos aos municípios tocantinenses.

O diagnóstico da COVID-19 também pode ser realizado em pacientes que tenham histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado para COVID-19.

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, caso você apresente sintomas de gripe, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em casa por 14 dias. Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar.

Isolamento domiciliar

As recomendações gerais, caso você seja um caso suspeito ou confirmado (assintomático ou com sintomas leves), indicam o uso continuo de máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo. Outras recomendações são importantes para prevenção da transmissão do vírus dentro da sua casa.

  • Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.
  • Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.
  • O lixo produzido precisa ser separado e descartado.
  • Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
  • Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.

Caso o paciente não more sozinho, os demais moradores devem dormir em outro cômodo, longe da pessoa infectada, seguindo também as seguintes recomendações:

  • Manter a distância mínima de 1 metro entre o paciente e os demais moradores.
  • Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
  • Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores ficam em isolamento por 14 dias também.
  • Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, ele deve procurar orientação médica.